Escolha uma Página

Por Valentina Leite e Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)

Todo cidadão brasileiro deve saber como são utilizados os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Afinal, Onde está o dinheiro da saúde?. Com esta pergunta na cabeça e um edital para recursos educacionais abertos (REA) na mão, a Fiocruz Pernambuco viabilizou o desenvolvimento de um aplicativo que torna estas informações acessíveis. A iniciativa é um dos resultados do incentivo da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação – por meio do Campus Virtual Fiocruz – a projetos com foco em acesso aberto.

“COM O APLICATIVO, QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO PODE ACOMPANHAR OS INVESTIMENTOS EM SAÚDE PÚBLICA. USAMOS UMA LINGUAGEM SIMPLES E O ACESSO É LIVRE PARA QUE TODOS SAIBAM COMO SEU DINHEIRO ESTÁ SENDO APLICADO. NA PRÁTICA, ESTAMOS FALANDO DE OFERECER MAIS TRANSPARÊNCIA EM RELAÇÃO AO USO DO DINHEIRO PÚBLICO.”

– Islândia Carvalho

O ambiente de lançamento não poderia ser melhor: o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) – maior evento da área na América Latina, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sedia de 26 a 29 de julho. O app será apresentado ao público no dia 27 de julho, às 10h (no setor A, em frente às Grandes Tendas, nos estandes centrais da Fiocruz) e poderá ser baixado em dispositivos com Android.

A pesquisadora Islândia Carvalho de Sousa, uma das idealizadoras do projeto, conversou com a equipe do Campus Virtual Fiocruz. Doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), ela atua no Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco. Nesta entrevista, Islândia comenta sobre o potencial deste recurso para ampliar o acesso a informações sobre investimentos públicos em saúde no Brasil.

Confira a entrevista completa em: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=content/34296